Home / Blog / Saídas Pedagógicas estimulam descobertas e aprendizados entre alunos do Pentágono
24/05/2023

Do Ensino Infantil ao Ensino Médio, os estudantes são encorajados a se envolverem em experiências enriquecedoras que abordam temas interdisciplinares.

Conhecer o novo, explorar, experimentar. Durante o primeiro semestre deste ano, os alunos do Pentágono tiveram a chance de viver momentos incríveis com suas turmas nas saídas pedagógicas, que são parte dos diversos Projetos Integradores promovidos em cada segmento no Colégio.

Os pequenos do G5 puderam desfrutar de uma divertida excursão ao Planetário do Ibirapuera. A experiência no Projeto Integrador “O que precisamos para viver?” incluiu um piquenique nos gramados do parque, seguido de uma emocionante viagem pelas estrelas, repleta de estímulos visuais, auditivos e emocionais. Essa saída pedagógica, voltada para a Educação Infantil, foi a primeira para muitos desses alunos, proporcionando momentos inesquecíveis.

Na saída pedagógica do 2º ano do Ensino Fundamental, os alunos tiveram a oportunidade de visitar a Fazenda Ituaú em Salto, no interior de São Paulo, como parte do Projeto Integrador “Eu, você e o mundo”. As atividades envolveram visitas a estufas de plantação e alimentação de animais, buscando incentivar atitudes favoráveis à preservação do meio ambiente, permitindo que os estudantes conhecessem a origem e a procedência dos alimentos.

Já os alunos do 4º ano tiveram momentos alegres no RepLago, acampamento em Leme, no interior de São Paulo. A experiência fez parte do Projeto Integrador “Sou do Brasil, o Brasil é nosso”, que buscou aprofundar questões relacionadas ao meio ambiente e à sustentabilidade. Durante três dias, os estudantes participaram de diversas atividades exploratórias, como oficinas e práticas esportivas na natureza.

O Projeto Integrador “Identidade”, para o 6º ano, trouxe uma reflexão sobre a individualidade, abordando questões como origem, destino e trabalho em equipe. Os alunos viajaram para o Acampamento Peraltas, na cidade de Brotas, onde participaram de atividades como observação dos astros, floating e gincanas, promovendo a integração e o desenvolvimento do senso de coletividade.

As turmas do Ensino Médio também tiveram saídas pedagógicas com propósitos específicos. Na 1ª série, os alunos visitaram Campinas, interior de São Paulo, como parte do Projeto Integrador “Projete-se no mundo em que vivemos”. Por lá, eles conheceram universidades, a Fazenda de Rosas, casas de cultura, estações ambientais e uma usina fotovoltaica. Uma experiência que permitiu os estudantes entrarem em contato com diferentes profissões e possibilidades de atuação futura.

Por fim, os alunos da 2ª série viajaram para Piracicaba, também no interior de São Paulo, como parte do Projeto Integrador “Projete-se no mundo em que vivemos”. Durante a saída pedagógica, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo (ESALQ-USP), com uma visita à divisão agroindustrial, além do Parque Tecnológico, o Estádio da XV de Piracicaba, a Clínica do Leite, o Engenho Central de Piracicaba, a Chácara Brasil Cogumelos e a Korin.

Aprendendo no mundo real

Feitas fora do âmbito escolar tradicional, as atividades incentivam a aprendizagem autônoma e participativa dos estudantes desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. São passeios que não se baseiam somente no lazer e diversão, embora também sejam importantes, mas em uma valiosa formação integral.

Em cada saída pedagógica, existem temas abordados de maneira interdisciplinar e que estão alinhados à questão norteadora do Projeto Integrador. O aluno é incentivado a participar de experiências reais como parte do desenvolvimento das competências a serem trabalhadas.

Com suas malas prontas, eles estão preparados para embarcar em uma jornada de conhecimento.