Home / Blog / 22 de março – Dia Mundial da Água
27/03/2015

22 de março – Dia Mundial da Água

Para marcar esta data tão importante, principalmente nesses dias em que vivemos a crise hídrica na cidade de São Paulo, todas as turmas do Ensino Fundamental I trabalharam sobre esse tema no Laboratório de Ciências. Seguem alguns exemplos de como os professores aproveitaram este tema para trabalhar em sala de aula:

No Colégio Pentágono da unidade Morumbi, o trabalho dos alunos consistiu no tratamento químico da água com alguns reagentes e, depois, na filtração desse recurso por um filtro caseiro feito pelos alunos.

Em Alphaville, as turmas do  1º D e E realizaram uma atividade na aula de Matemática relacionada ao tema da água.

A proposta foi construir um jogo de trilha, levantando as dicas e ações sugeridas pelas crianças  para economizar água e também trabalhar a sequência numérica. A professora foi a escriba, registrando tudo na lousa.

Depois, a sala foi divida em grupos de trabalho com tarefas definidas para cada componente: um aluno foi designado para desenhar a trilha, outro para registrar os números, outro para escrever as dicas e, por fim, um aluno para pintar.

Após a confecção do tabuleiro, o passo seguinte foi descobrir as regras e jogar.

Alunos da unidade Morumbi constroem um filtro caseiro no laboratório de Ciências.

Alunos da unidade Alphaville brincam com o jogo de tabuleiro.

Filtro caseiro construido pelos alunos da unidade Morumbi