Home / Blog / Bate-Bola com o Planeta – Maria Cristina Chiochetti – Novembro 2017
15/11/2017

Bate-Bola com o Planeta – Maria Cristina Chiochetti – Novembro 2017

O learn&play é um curso de imersão no idioma inglês oferecido aos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I. No Bate-Bola deste mês, conversamos com Maria Cristina Chiochetti, Coordenadora do learn&play.

Ela explica que nos 3ºs e 5ºs anos, os alunos podem fazer os exames de proficiência aplicados pela renomadíssima Universidade de Cambridge.

A profissional também fala sobre a função social de formar cidadãos do mundo que o aprendizado de um novo idioma oferece. Ficou curioso? Confira!

Colégio Pentágono: Fale um pouco sobre você e a sua experiência como coordenadora do learn&play.

Maria Cristina ChiochettiEu já tinha experiência como assessora de Inglês da rede do Colégio Pentágono, na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I, há quase 10 anos, e o grande desafio foi promover um currículo que dialogasse e fortalecesse o ensino do idioma, desde as séries iniciais, na condução do programa learn&play.

CP: Para quem ainda não conhece, o que é o learn&play? Quais são as suas propostas?

MC: O learn&play é um curso de imersão que acontece no período inverso ao curso regular. Vivenciando situações reais do cotidiano e do universo próprio da criança, por meio de atividades lúdicas, os alunos se apropriam da língua de forma natural, o que chamamos de learning by doing. Os conteúdos linguísticos são explorados em contextos significativos e de forma contextualizada,promovendo um aprendizado prazeroso e efetivo. Além da oportunidade de conviver com o novo idioma desde cedo, o tempo de exposição da criança à língua é outro fator valioso para a apropriação gradativa do domínio do Inglês, pois, quanto maior o tempo de exposição, mais rápido se dará a aquisição.

CP: Quem pode se matricular no curso?

MC: O learn&play é, atualmente, oferecido aos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I e, com a expansão do programa, em 2018, passaremos a acolher os alunos desde o G2 , ou seja, crianças a partir de 2 anos de idade.

CP: Os alunos do learn&play podem realizar os exames de Cambridge? Quais os benefícios para quem recebe o certificado?

MC: Nos 3ºs e 5ºs anos, os alunos inseridos no learn&play fazem os exames de proficiência aplicados pela renomada Universidade de Cambridge, uma avaliação externa que, além de validar os conhecimentos e as competências adquiridas na Língua Inglesa, propicia aos alunos experiência e confiança para prestarem exames futuros. O Pentágono é aplicador oficial dos exames de Cambridge desde 2014 e os alunos do learn&play realizam o teste gratuitamente.

CP: Quais são as maiores dificuldades apresentadas pelos alunos no aprendizado de outro idioma?

MC: A abordagem tradicional, por meio de estruturas gramaticais, mostra-se pouco efetiva, principalmente nas habilidades de comunicação, já que os alunos, depois de vários anos estudando o idioma, ainda apresentam dificuldades para se expressar. O ensino integral da língua quebra com o paradigma de segmentar os eixos, valorizando a integração da leitura, da escrita e da oralidade, sob a premissa de propiciar o uso da língua em situações reais. Nesse contexto, a opção pela imersão complementa o aprendizado.

CP: Em sua opinião, de que maneira o learn&play pode contribuir para a formação de cidadãos do mundo, um dos valores do Colégio Pentágono?

MC: Aprender um novo idioma tem função social para a formação de cidadãos do mundo porque é parte fundamental da formação integral dos alunos capazes de enfrentar os desafios do mundo globalizado e, ao começar o aprendizado desse novo idioma nas séries iniciais, temos um campo fértil de desenvolvimento cognitivo, no qual as experiências imersivas influenciam na velocidade com que as crianças fazem associações, melhorando o raciocínio e a capacidade de concentração e memorização.