Home / Blog / Conclusão do 1º módulo do Curso de Robótica
28/06/2016

Conclusão do 1º módulo do Curso de Robótica

No primeiro módulo do curso de Robótica oferecido para as turmas do Ensino Fundamental II, os estudantes se aproximaram do mundo da programação e da prototipagem por meio da plataforma Arduino.

O Arduino é um microcontrolador que permite o controle e a automação de diversos dispositivos eletrônicos, tais como LEDs, motores, sensores e eletrodomésticos, e a comunicação com computadores e smartphones de forma mais simples, versátil e menos onerosa com relação a outras plataformas. Por isso, é utilizado em uma infinidade de projetos realizados por jovens e adultos, amadores e profissionais, no mundo todo.

Na primeira parte do curso, os estudantes aprenderam a operar o Arduino através do S4A e, como produção final dessa etapa, desenvolveram alguns games controlados por dispositivos internos ao computador (teclado, microfone, mouse) e externos (LDR, potenciômetro e alguns sensores).

Na segunda parte do curso, os estudantes foram desafiados a desenvolver um produto: um abajur autônomo, ou seja, que acende sozinho quando a luminosidade do ambiente diminui.

Harmonizando ciência, arte e tecnologia, o trabalho, que foi apresentado às famílias, iniciou-se com um processo de pesquisa e planejamento, passando por etapas de estudo, análise, discussão, produção, finalização e apresentação do produto desenvolvido para os demais estudantes.

“Durante a confecção dos projetos, os estudantes passaram a trabalhar em equipe, a manusear ferramentas manuais e elétricas de forma segura, além de aprender a lidar com conflitos e achar soluções alternativas para superá-los”, destacou Elio Molisani, coordenador do curso.

Os estudantes receberam um certificado de participação do colégio, em parceria com a GEDUTEC EDUCACIONAL e o GoPEF/PUC-SP, que é muito valioso para acrescentar ao seu currículo.

[ngg_images source=”albums” container_ids=”93″ display_type=”photocrati-nextgen_basic_extended_album” gallery_display_type=”photocrati-nextgen_basic_thumbnails” galleries_per_page=”0″ enable_breadcrumbs=”1″ enable_descriptions=”0″ override_thumbnail_settings=”0″ thumbnail_width=”240″ thumbnail_height=”160″ thumbnail_crop=”1″ order_by=”sortorder” order_direction=”ASC” returns=”included” maximum_entity_count=”500″]