Home / Blog / Pentágono na DEO: muitos aprendizados e sede por novos desafios
22/10/2020

Pentágono na DEO: muitos aprendizados e sede por novos desafios

O Colégio marcou presença na competição internacional que reúne 24 escolas do mundo todo. Mais uma vez, nosso time fez uma participação muito positiva e orgulhou professores, colegas e famílias

Chegou ao fim a participação do Colégio Pentágono na Digital English Olympics — formato adaptado da British English Olympics (BEO), criado em 2020 para que, mesmo com as limitações impostas pela pandemia, estudantes de todo o mundo pudessem participar de uma das mais importantes olímpiadas internacionais de inglês.

Ao todo, o nosso time participou de três provas de perguntas e respostas, além de debates representando a Lancing School, chave do Colégio na competição, e do BEO World’s Got Talent, onde chegou à final representado pela aluna Júlia Peret, da 1ª série da unidade Morumbi, na categoria “singer”.

A preparação para a olimpíada começou ainda em 2019, logo após o time retornar da primeira participação na competição, com seis troféus da primeira fase. “Quando soubemos que a BEO seria cancelada por conta das medidas de isolamento social, orientei que os alunos continuassem a se preparar, pensando em competições futuras e em seu desenvolvimento. Essa nova competição foi uma boa surpresa e trouxe ânimo para a equipe”, explica o técnico do Time Olímpico, o professor Fernando Marassi.

Com o formato da competição definido, o grupo, composto por 14 alunos das três unidades, selecionados por sua habilidade com a língua inglesa, iniciou a concentração para a versão digital e passou a se reunir após o período regular de estudos, muitas vezes por conta própria, para treinar. “Normalmente jogamos partidas de Jeopardy (game onde as equipes escolhem quantos pontos querem apostar) em um site, pois esse seria o molde da DEO. Escolhemos palavras chaves e fomos estudando temas que poderiam cair na competição oficial, já que nesse formato o fator sorte conta muito. Precisavamos torcer para caírem temas que já conhecíamos e estudamos”, explica Pedro Cabral, aluno do 8º ano da unidade Morumbi e capitão do time do Pentágono.

Outro fator importante na competição foi a interação entre os alunos de nossas três unidades: para o time, não há divisão entre Alphaville, Morumbi e Perdizes todos representam a rede, a família Pentágono. “Apesar de não termos avançado para a próxima fase, nos divertimos, aprendemos a trabalhar melhor em equipe e praticamos o repertório, pronúncia e entendimento do inglês”, conta o aluno Gabriel Sorelli, do 8º ano da unidade Perdizes.

Esse é o legado que fica da competição: muito aprendizado, união, novas amizades e confiança para competições futuras. “A DEO foi uma ótima experiência e serviu como uma grande preparação para a BEO 2021. Descobrimos quais estratégias funcionam e quais não foram tão eficientes. Estamos ansiosos para representar o Colégio novamente”, finaliza Pedro.

Próximos passos
O nosso Time Olímpico de Inglês já sabe qual será o próximo desafio em 2020: a 3ª edição da Pentágono English Olympics (PEO) — competição realizada pelo Colégio que acontecerá entre os dias 30 de outubro e 13 de novembro. Além dos times das três unidades, são convidados a participar da PEO todos os estudantes do 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental. As inscrições estão abertas até o dia 26 de outubro.