Home / Blog / Minha casa, minha escola, meu planeta: Eu Cuido
25/06/2015

Minha casa, minha escola, meu planeta: Eu Cuido

O Projeto “Minha casa, minha escola, meu planeta, eu cuido”, do Colégio Pentágono, iniciou-se em 2007 e continua englobando diversas ações para o exercício da cidadania ecológica.

Durante a Semana do Meio Ambiente, que aconteceu no início de junho, quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, toda a escola se mobilizou para debater, pesquisar e fazer com que os alunos refletissem sobre a responsabilidade de cada um em relação ao planeta em que vivemos e, a partir daí, assumam cada vez mais atitudes de conservação e tentativas de resolução dos problemas propostos.

O tema escolhido para este ano foi o solo, tema do ano da UNESCO, lembrando que, em 2015, nossa escola tornou-se associada da instituição e, por isso, implantamos em nosso planejamento os temas propostos pela organização através dos chamados Anos Internacionais. Diversos assuntos foram desenvolvidos, despertando em todos o conhecimento mais profundo da real importância desse elemento para o nosso planeta.

É importante lembrar que a nossa casa é uma extensão da escola, por isso precisamos motivar as crianças a continuarem desenvolvendo as ações que foram aprendidas e colocadas em prática no colégio, lembrando sempre que todos somos responsáveis pelo nosso planeta e que nossos gestos fazem toda a diferença para um mundo melhor. Contamos com vocês!

Confira a seguir algumas atividades que aconteceram durante este mês para celebrar essa data:

Educação Infantil

A turminha da Educação Infantil desenvolveu atividades que ressaltassem a todos a importância de cuidar e preservar o nosso planeta.

Alunos do G1, G2 e G3 assistiram ao videoclipe “Gotinha em gotinha” da Palavra Cantada e conversaram sobre a importância da água. Folhearam livros referentes ao tema para descobrir por meio das imagens como cuidar dos animais e das plantas.

Os alunos do G4 compartilharam um momento todo especial com a contação de história do livro “A Árvore Generosa” de Chel Silverstein, culminando com a elaboração de um mural de galhos e folhas coletados nos jardins das escolas.

Conduzidos pelo projeto da Criança Ecológica, foi por meio de brincadeiras e muita diversão que as crianças do G5 expressaram e compartilharam o que já sabiam, sobre os cuidados que devem ter com a natureza e o meio ambiente. Também assistiram a vídeos e realizaram rodas de leituras com a classe.

Ensino Fundamental I

No ensino fundamental I, as experiências foram vividas no laboratório de ciências. As crianças tiveram a oportunidade de plantar em vasinhos de garrafa pet, sementes de alpiste em diferentes tipos de solo (fértil, desertificado e ácido), observando todo o seu desenvolvimento. Os alunos do 2º ao 5º ano continuaram a brincadeira em casa, levando os vasinhos para acompanhar o processo e realizar anotações de todo o crescimento das plantinhas, para que, posteriormente, fosse comparado com os dos colegas. Os pequenos do 1º ano também tiveram a experiência com a plantação, mas como ainda não possuem habilidades suficientes para o registro por escrito, os vasinhos ficaram na escola e as anotações foram realizadas pelos professores.  Para experiência e conscientização de todos em relação ao lixo mal utilizado e a falta de reciclagem, foi feita uma instalação com diferentes tipos de lixo em garrafas pets com terra, para os alunos observarem o tempo de decomposição dos diferentes materiais quando descartados de maneira incorreta.

Núcleo Ecológico

O Núcleo Ecológico, formado por grupos de alunos do Ensino Fundamental I, com turmas a partir do 2º ano e que todo mês se reúnem para tratar de problemas ambientais e levarem para o restante da sala de aula o que foi discutido e convidá-los a pensar em soluções/alternativas para essas questões, teve como tema de debate de junho a crise da energia elétrica, seguindo um dos temas propostos pela ONU em 2015, através dos chamados Anos Internacionais.

Os alunos fizeram cartazes sobre as bandeiras que observaram na conta de luz, referentes ao aumento ou não da tarifa.

Ensino Fundamental II

Com a turma do Ensino Fundamental II optamos por uma atividade diferente, conscientizando e estimulando-os à liberdade de expressarem suas opiniões em relação ao assunto. Com isso, pequenos vídeos de sensibilização sobre a degradação do solo e alguns dados importantes da realidade do Brasil e do mundo foram exibidos e os alunos concluíram que a preservação do solo e seu cultivo é de extrema importância para todos e que pode causar impactos positivos ao meio ambiente.

Na Semana do Meio Ambiente, a equipe da Infoeducação proporcionou uma importante reflexão sobre o tema de maneira lúdica e criativa. As turmas do 1º, 2º e 3º anos, assistiram a um teatro voluntário realizado pelo Grupo CCR Via Oeste/Rodoanel “Teatro de Mãos Dadas” que abordou aspectos sobre cidadania, trânsito, segurança viária e meio ambiente. Para as turmas do 4º e 5º anos, a equipe apresentou o teatro “E no final do rio, havia uma luz”, uma reflexão envolvendo o tema da UNESCO: Luz, seguido de uma roda de discussão.

Veja as fotos das ações da Semana do Meio Ambiente!