Home / Blog / Mostra de Projetos do Pentágono apresenta trabalhos voltados a sustentabilidade
01/11/2023

Mostra de Projetos do Pentágono apresenta trabalhos voltados a sustentabilidade

Da Educação Infantil ao Ensino Médio, os alunos realizaram trabalhos guiados pelos objetivos sustentáveis da Agenda 2030 da ONU

Com o fim de 2023 se aproximando, o Pentágono abriu suas portas para receber a comunidade escolar e celebrar a trajetória de aprendizado dos estudantes. Ao longo do ano, as turmas foram desafiadas a desenvolver projetos relacionados a temas específicos, todos orientados por perguntas norteadoras. Os resultados foram apresentados aos familiares nas Mostras de Projetos nas Unidades do Colégio.

“Constatar o produto final dos projetos integradores, interação, criatividade, temas transversais – como questões sociais, sustentabilidade e diversidade (ESG) -, consistência pedagógica e a alegria dos estudantes apresentando e mostrando para as famílias foi motivo de muito orgulho de toda a equipe pedagógica e nossos alunos. Acompanhar o processo durante o ano todo e ver onde podemos chegar é maravilhoso!”, diz Patrícia Nogueira, Diretora Pedagógica Geral da Rede Pentágono.

Os trabalhos e apresentações presenciais marcam a finalização do processo de aprendizagem daquele ano letivo, com trajetórias interdisciplinares, multidisciplinares e colaborativas.

Um jornada de aprendizado

Os Projetos Integradores são concebidos a partir de eixos temáticos, impulsionando o desenvolvimento dos alunos em diversas áreas de conhecimento. As metodologias ativas dão ênfase ao protagonismo do aluno, ao seu envolvimento direto, participativo e reflexivo em todas as etapas do processo.

“Para esta experiência utilizamos a metodologia ativa chamada ‘Aprendizagem Baseada em Projetos’, que consiste em permitir que os alunos confrontem as questões e os problemas do mundo real que consideram significativos, determinando como abordá-los e, então, agindo de forma colaborativa em busca de soluções”, reforça a diretora.

Os temas abordados são alinhados à Agenda de 2030 da ONU, que contempla 17 objetivos para o Desenvolvimento Sustentável. Nessa jornada, os estudantes podem abordar saúde, agricultura, educação, energia, inovação, cidades sustentáveis, entre outros. Os trabalhos de pesquisa são feitos de forma multidisciplinar e interdisciplinar e envolvem saídas culturais e pedagógicas.

Confira o Projeto Integrador de cada ano:

Educação Infantil

• G2/G3 – De onde vim? Para onde vou?: As crianças exploram suas origens, famílias e vivências, ao mesmo tempo em que se adaptam ao novo mundo da escola: novos espaços, amigos, brincadeiras e convivências.
  • G4 – Eu pertenço a um grupo: Apresenta à criança a percepção do outro, a construção de relações de convivência e o sentido de pertencimento ao grupo.
  • G5 – O que precisamos para viver?: Depois de entender suas próprias origens e compreender a existência de uma sociedade, pertencer a um grupo, a criança passa a explorar o que é essencial na vida: ar, casa, comida, amigos.

Anos Iniciais

• 1º Ano – Somos Crianças: Os estudantes desvendam como é ser criança em diferentes países, na escola, na família e em tempos antigos. O objetivo é explorar a identidade da criança e seu desenvolvimento.
  • 2º Ano – Eu, você e o mundo: Tem como objetivo o conhecimento, apropriação e conscientização de atitudes que visam diminuir os danos causados e transformar a nossa relação com o lugar em que vivemos.
  • 3º Ano – Você tem fome de quê?: Para promover mais saúde e qualidade de vida, os estudantes exploram diferentes tipos de “fomes” que podem existir, indo além dos limites do corpo físico. Fome de arte, música, diferentes culturas, conhecimento, aprendizado, solidariedade e empatia.
  • 4º Ano – Sou do Brasil, o Brasil é nosso: Tem o intuito de despertar a consciência crítica dos alunos e, assim, formar uma sociedade mais atenta à importância da preservação dos biomas brasileiros.
  • 5º Ano – A cidade que eu quero para mim: Planejar a cidade ideal para se viver vai além de simplesmente sonhar. Com leitura, pesquisa, levantamento de hipóteses e discussões, os alunos entendem a relação da natureza com a urbanização e, a partir disso, desenvolvem uma cidade nova.

Anos Finais

• 6º Ano – Identidade: Um trabalho de pesquisa que desperta o aluno para o autoconhecimento, à medida que ele passa a desvendar sua história. Além disso, colabora na ampliação do olhar para o contexto e o mundo em que o estudante está inserido.
  • 7º Ano – Identidade e Diversidade: Desperta o aluno para o reconhecimento da responsabilidade que possui sobre si, pelo outro e pelo mundo. Relaciona as dimensões subjetivas, sociais e ambientais do pensamento ecológico, exercitando o protagonismo, o autocontrole e a perseverança.
  • 8º Ano – Identidade e Transformação: Possibilita a reflexão sobre as mudanças físicas, sociais e emocionais que marcam a vida na adolescência. Colabora na percepção da potência do corpo humano, permitindo que o estudante avance em seu desenvolvimento de forma plena.
  • 9º Ano – Identidade e Olhares: Na busca pelo encontro de suas identidades, os estudantes descobrem a própria cidade, seus desafios e encantos. É preciso conhecer, ver e viver, afinal, não amamos o que não conhecemos.

Mostra relacionada aos itinerários formativos

• Vida e Natureza
  • Ciências e Matemática
  • Artes, Linguagens e Ciências Humanas
  • Negócios e Empreendedorismo

Confira as galerias completas das Mostras de Projetos nas Unidades Alphaville, Morumbi e Perdizes.