Home / Blog / Planeta família – Outubro: Mês da criança, mês do professor
04/10/2016

Planeta família – Outubro: Mês da criança, mês do professor

Os dias 12 e 15 de outubro são datas especiais no Brasil, quando homenageamos as crianças e os professores. São as pessoas mais importantes de qualquer escola e, por isso, ganham homenagens, palavra que significa retribuição, agradecimento.

Para que ter o Dia das Crianças? Para celebrar a alegria, a espontaneidade, a promessa do que está por vir. Para garantir que as crianças tenham os seus direitos respeitados. Para lembrar que as crianças devem viver a infância de forma plena.

Ser criança é algo natural, uma fase da vida. São consideradas crianças as pessoas desde o nascimento até completarem 12 anos. No Brasil, 12 de outubro é o Dia das Crianças, data que coincide com o feriado religioso de Nossa Senhora Aparecida. Apesar de ter sido instituído em 1924, só passou a ser reconhecido como Dia das Crianças na década de 1960, quando campanhas de empresas de brinquedos e de produtos de higiene infantil lançavam produtos nesta data.

Dar presentes no Dia das Crianças não é a única forma de mostrar o afeto que temos por elas.Passar o dia com os filhos, proporcionar atividades especiais, conversar e rir juntos pode trazer momentos que ficarão na lembrança.

E para que ter o Dia do Professor? Para dar valor àquele que apresenta às crianças um mundo de coisas novas a serem descobertas. Para dar valor ao profissional que tem como projeto de vida criar as condições para que as crianças se desenvolvam.

A essência da atividade do professor é ensinar, ensinar a fazer, a ser, a conviver. A escola sofreu várias mudanças, as tecnologias assumem cada vez maior destaque, mas o papel do professor ainda é fundamental. As famílias sabem disso, os filhos pequenos falam da professora com carinho e admiração, sentem-se seguros com ela. As famílias também percebem que, ao avançar nas séries do aprendizado escolar, os filhos passam a ter os seus professores preferidos, os mais admirados e queridos.

Aprender a ensinar é uma longa jornada, que cada professor realiza individualmente e coletivamente. Realizaremos, no próximo dia 15, o XV Congresso Pentágono. Nessa ocasião, os professores da rede apresentarão as suas aulas e estratégias de sucesso para outros professores da própria escola. Profissionais de outros colégios também são convidados a assistir a mais de 20 sessões.

Parabéns às crianças! Parabéns aos professores!

Adriana Giorgi Costa
Orientadora Educacional