Home / Blog / Planeta Família – Uma pausa necessária
28/06/2017

Planeta Família – Uma pausa necessária

Na última semana de aula, ouvimos de dois alunos do 8º ano: “Que alívio! Por um mês, não teremos horário para acordar, tarefa de casa para fazer, nenhum estresse” e “Devia ser o contrário: três meses de aula e nove meses de férias”.

Na verdade, esse intervalo é mesmo muito bom. Férias significam uma época de descanso para que os alunos possam se dedicar ao que gostam de fazer de diferente e para que o cérebro trabalhe em novas aprendizagens.

As viagens, com a família ou com os amigos, são momentos especiais que ficam na memória afetiva. São experiências divertidas e vivências compartilhadas, que marcam a infância e a adolescência e fazem parte da história de cada um.
A rotina escolar, com frequência, é cansativa e exigente. Ter um tempo de descanso auxilia a criatividade, a comunicação, a curiosidade para novas descobertas.

Quando as férias escolares não coincidem com as dos pais, é preciso ter muita criatividade. Se os familiares puderem realizar atividades juntos, tanto melhor. Vale a pena possibilitar a convivência com os filhos no tempo livre e realizar atividades prazerosas e diferentes da rotina. Por exemplo, escolher um livro, preparar um piquenique, fazer uma peça de teatro com irmãos e primos, fazer um bolo a quatro mãos.

Orientamos as famílias a continuar estabelecendo limites de uso dos celulares e de outros eletrônicos.

O mês todo de férias! Parece muito?

No Brasil, a lei obriga a ter 200 dias letivos. Em São Paulo, as escolas particulares têm um mês de férias em julho e cerca de 10 semanas no verão. Em geral, o número de dias letivos na Europa e nos EUA é até menor, entre 170 e 190 dias. Cada país estipula uma forma diferente de dividir o período de férias escolares, de acordo com a sua cultura e o clima.

Para os alunos da 3ª série do Ensino Médio, a sugestão é aproveitar as férias para colocar em dia a leitura dos livros solicitados nos vestibulares.

Desejamos a todos os alunos um excelente período de férias escolares!

Adriana Giorgi Costa
Orientadora Educacional