Home / Blog / Planeta Saudável – Março 2017
04/03/2017

Planeta Saudável – Março 2017

 

Alimento natural, integral e orgânico

Cada vez mais vemos as pessoas buscarem alternativas de alimentos mais saudáveis, mudando seus hábitos alimentares para alternativas que antes não eram conhecidas. Hoje nos deparamos com famílias que estão dando total abertura para os alimentos naturais, integrais e orgânicos.  

Mas qual a diferença entre esses alimentos?

Primeiro precisamos lembrar que esses tipos de alimentos são benéficos para o corpo humano em relação aos alimentos que contém produtos químicos e conservantes.

Integral

O alimento integral é um alimento que está perto do seu estado natural, o produto não foi transformado e nem refinado, livres de produtos químicos, aditivos e conservantes.

Quando os alimentos são processados, os nutrientes como vitaminas, minerais, fibras e água são perdidos durante o processo.

Outro fator positivo para os integrais é que não possuem qualquer adição de açúcar e sal. Frutas e legumes são um exemplo simples de alimento integral. Outros alimentos integrais são arroz, sementes, leite, ovos e certos cortes de carnes, peixe e aves.

Se qualquer aditivo for adicionado a esses alimentos eles deixam de ser integral.

Orgânico

Quando falamos de alimentos orgânicos nos referimos as carnes, aves, laticínios e ovos que vem de animais que são livres de antibióticos e hormônios de crescimento. Frutas e legumes orgânicos são aqueles que nunca foram tratados com pesticidas ou outros fatores desse gênero.

As fazendas de plantações orgânicas devem ser visitadas por fiscais que supervisionam se está correto os procedimentos e quando sim certificam quando dentro dos padrões exigidos. Para essa certificação esses alimentos devem ser 100% orgânicos.

Os alimentos de origem animal para serem rotulados como orgânicos devem ter acesso ao ar livre e serem isentos de hormônios de crescimento.

Pesquisas comprovam maior quantidade de vitamina C e proteínas.

Vamos falar um pouco da diferença entre alimentos naturais e orgânicos.

O alimento orgânico necessita de uma certificação como já falamos, onde nos comprova a autenticidade dos produtos, já os alimentos naturais não possuem nenhuma supervisão legal ou federal e não são definidos por qualquer lei.

Um alimento rotulado como natural ele é considerado que tem menos conservantes e aditivos químicos, mas como não tem leis que fiscalizam esses produtos não há certeza da resposta.

Conclusão: Dê preferência aos alimentos orgânicos ou integrais pois possuem maior fiscalização e maiores benefícios para sua alimentação.

Esses alimentos também beneficiam o meio ambiente.

Nos últimos tempos percebemos uma queda nos preços desses produtos. Podemos concluir que a procura está sendo feita em maior proporção e o mercado desses produtos estão deixando eles mais acessíveis para população.

 

 

Liliana Lopuff
Nutricionista, Colégio Pentágono – Unidade Perdizes

Confira também algumas opções de lanches saudáveis recomendadas pela nossa nutricionista>>>