Home / Blog / Planeta Saudável – Novembro 2015
01/11/2015

Planeta Saudável – Novembro 2015

Fibras

As fibras são constituintes naturais encontradas nos alimentos que facilitam o funcionamento do intestino combatendo a prisão de ventre e ajudando a diminuir a fome. Além disso, também diminuem a absorção de açúcares e gorduras, ajudando no combate à diabetes e ao colesterol alto.

As fibras alimentares estão presentes em diversos tipos de alimentos de origem vegetal, como frutas, hortaliças, feijões e alimentos integrais.

Quais os benefícios das fibras?

  • Diabetes: As fibras promovem a liberação mais lenta e constante da glicose e ajudam a regularizar os níveis no sangue.
  • Colesterol: O consumo de fibras aliado à prática de exercícios físicos diminui as taxas de colesterol sanguíneo.
  • Bom funcionamento intestinal: As fibras aceleram a passagem do bolo fecal pelo intestino e, dessa forma, contribuem com o bom funcionamento do intestino, evitando a prisão de ventre.
  • Ajuda a remover os metais tóxicos do organismo: Uma alimentação com fibras evita que, no longo prazo, metais indesejados se acumulem no organismo e tragam danos à saúde.

Qual a recomendação diária de fibras?

A recomendação é de 05 a 10g por dia de fibras para crianças acima de 02 anos. Estimule o consumo de frutas, verduras e legumes. No caso das crianças, se relutarem, comece com pequenas quantidades adicionadas aos alimentos. Por exemplo: arroz com cenoura e brócolis ou panqueca de abóbora com carne moída.

Por Liliana Lopuff dos Santos
Nutricionista, Colégio Pentágono – Unidade Perdizes

 

 

Confira algumas opções de lanches saudáveis recomendadas pela nossa nutricionista