Home / Blog / Semana do Meio Ambiente no Pentágono
29/06/2016

Semana do Meio Ambiente no Pentágono

Durante a Semana do Meio Ambiente, que aconteceu de 06 a 10 de junho, realizamos diversas atividades nas aulas, com o objetivo de levar os alunos a refletirem sobre a responsabilidade de cada um em relação ao planeta em que vivemos e a assumir, a partir daí, cada vez mais atitudes para a conservação e a solução dos problemas apresentados, exercitando um de nossos valores, a Formação do indivíduo.

Educação Infantil

Durante as aulas de Infoeducação, os alunos desenvolveram diversas atividades que ressaltaram a importância de cuidar e preservar o nosso planeta. As turmas do G1 e do G2 assistiram ao videoclipe “Gotinha em gotinha”, do grupo musical Palavra Cantada, e o curta “Reciclando”, da Peppa Pig. Os alunos do G3 tiveram uma contação de história sobre o livro “A última árvore do mundo”, e o G4 sobre o livro “Meu dia verde: 10 atitudes verdes que eu posso tomar hoje”, finalizando com a construção de uma mandala de leguminosas. Conduzidas pelo Projeto da Criança Ecológica, as crianças do G5 foram desafiadas com as questões do livro “Eu protejo a natureza: para salvar os animais e as plantas”.

Ensino Fundamental I

O Cine Meio Ambiente foi apresentado e as crianças puderam aprender através dos vídeos: “Um plano para salvar o planeta”, “Natureza sabe tudo – lixo e desperdício”, “Os animais salvam o Planeta” e “O que é Sustentabilidade”; da série “Guardiões da Biosfera”; do curta “Ilha das Flores”; e de muitas rodas de conversas, embaladas por diversas contações de histórias, como “O resgate da tartaruga”, de Guilherme Domenichelli, e “Sumaúma, mãe das árvores”, de Lynne Cherry.

Nas aulas de Laboratório, o tema estudado com os alunos foram as “Fontes de energia no Brasil e no Mundo – Energia renovável”. A energia eólica foi explorada pelos 1º e 2º anos, na construção de cata-ventos e, assim, os alunos puderam ver como funciona e se produz esse tipo de energia. Para os 3º, 4º e 5º anos, a experiência foi diferente. Com garrafas Pet, os alunos fizeram um trabalho incrível, transformando o material em painéis de aquecimento e vendo como outra forma de energia também pode ser gerada.

Minha casa, minha escola, meu planeta… Eu cuido!

Confira as fotos!