Home / Blog / Certificação Cambridge amplia horizontes e impulsiona currículo de alunos do Pentágono
17/05/2023

Estudantes demonstram alto nível de proficiência em inglês com a certificação reconhecida internacionalmente

Na primeira semana de maio, o Colégio Pentágono realizou uma cerimônia especial para a entrega das certificações internacionais dos exames Cambridge e DELE (Diploma de Español como Lengua Extranjera), voltado para o espanhol.

Ao todo, 598 alunos do Ensino Fundamental, Anos Iniciais e Finais, e do Ensino Médio foram aprovados nos exames. As provas foram realizadas no segundo semestre de 2022, contemplando os alunos das diferentes etapas educacionais do Colégio.

Essas certificações são altamente reconhecidas globalmente e desempenham um papel fundamental no processo seletivo de inúmeras instituições ao redor do mundo, incluindo escolas, empresas e universidades. São certificados que abrem portas para diversas oportunidades acadêmicas e profissionais, impulsionando os alunos em direção a um futuro ainda mais promissor.

Conquistar uma certificação internacional é um passo importante quando se trata do aprendizado da língua inglesa. No Colégio Pentágono, os alunos têm a chance de adquirir essa valiosa experiência ao realizar exames de Cambridge, que abrangem diferentes níveis desde o 3º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio.

Em parceria com o Open Centre, o Pentágono se estabeleceu como centro preparatório para a Certificação Cambridge, oferecendo como diferencial a possibilidade de realizar os exames no próprio Colégio. Alunos dos programas learn&play e Bridges, que abrangem estudantes do G3 da Educação Infantil até o 5º ano e do 6º ao Ensino Médio, respectivamente, têm a oportunidade de realizar os exames.

Para alunos matriculados apenas no inglês curricular, o exame é opcional, e o Colégio sugere uma consulta prévia com os professores para indicação do nível a ser prestado. Por sua vez, estudantes que integram o learn&play e Bridges são preparados para os exames ao longo das aulas, com a realização da prova integrada ao programa.

E essa chance é muito bem aproveitada por todos que se interessam pela certificação. Em 2022, os esforços do Departamento Internacional em preparar os alunos para os exames de proficiência foram condecorados, e o Pentágono recebeu a certificação “Gold Preparation Centre”, mais avançado nível de preparação para os exames de Cambridge.

Mais do que um diferencial no currículo

Contudo, é preciso ressaltar que possuir um certificado internacional não se limita a obter apenas um adorno no currículo. Eles desempenham um papel importante no reconhecimento pessoal do indivíduo como participante de um processo de evolução do conhecimento linguístico.

“Os exames de Cambridge e DELE são uma forma de demonstrar o comprometimento e a dedicação dos estudantes com o aprendizado de Inglês e Espanhol, além de enriquecer o currículo e a cultura dos alunos”, indicou Daniela Pensado, Coordenadora do Departamento Internacional e Counselor do Colégio Pentágono.

“Os resultados possibilitam, por parte dos alunos e dos professores, a análise do progresso da aprendizagem, a identificação de áreas de melhoria e o estabelecimento de metas de estudo”, completou.

No Pentágono, o sucesso alcançado pelos estudantes nos exames Cambridge é um reflexo da dedicação de alunos e professores, e reforça o compromisso do Colégio com a excelência acadêmica e o desenvolvimento integral dos seus estudantes.