Home / Blog / Turmas do Ensino Médio do Pentágono vivem aventuras no Petar
02/05/2024

Turmas do Ensino Médio do Pentágono vivem aventuras no Petar

Alunos da 1ª e 2ª série do Colégio Pentágono exploram cavernas, rios e práticas sustentáveis no Parque Estadual Turístico do Alto do Ribeira

Em dias marcados pela natureza e história,  os estudantes da 1ª e 2ª série do Ensino Médio do Colégio Pentágono exploraram o Parque Estadual Turístico do Alto do Ribeira (PETAR) durante saída pedagógica. A visita faz parte do Projeto Integrador “Projete-se no mundo que vivemos”, que tem o objetivo de apresentar mundos diversos aos alunos, com o intuito de ajudá-los na escolha de uma carreira.

As turmas tiveram a oportunidade de visitar lugares históricos, como o Quilombo de Ivaporunduva, e exploraram cavernas e rios da região. Além disso, os alunos foram incentivados a compreender e valorizar práticas sustentáveis, por meio de uma série de atividades.

Os alunos também visitaram uma roça de subsistência, onde testemunharam técnicas de cultivo agrícola renovável, e participaram de atividades práticas de caça e pesca, utilizando métodos tradicionais. As atividades incluíram ainda uma introdução ao conceito de Farmácia Viva e Plantas Medicinais, aprendendo sobre métodos de cultivo sustentável e livre de agrotóxicos.

Além disso, o artesanato local proporcionou aos estudantes a oportunidade de aprender técnicas tradicionais de produção, como a confecção de fibras de bananeira e madeira.

Por fim, a visita ao Glamping Mangarito ofereceu aos alunos insights sobre turismo sustentável e empreendedorismo, explorando as possibilidades de geração de renda e sustento na economia local, enquanto desfrutavam de uma experiência de hospedagem em harmonia com a natureza.